Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Família

O grupo de pesquisa tem por objetivo desenvolver reflexões e pesquisas no campo das relações de gênero, da sexualidade e da família, promovendo a colaboração entre professores, pesquisadores e estudantes de diferentes níveis (graduação, mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso e estimulando o diálogo com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais. Para mais informações, clique aqui.

Miçangas – Estudos de Arte e Antropologia

Miçangas – Estudos de Arte e Antropologia atua em cenários etnográficos em que as formas criativas musicais, sonoras, visuais, narrativas literárias e mito-poéticas, entrelaçadas aos planos cosmológicos, às territorialidades e às sociabilidades, delineiam modos de existência. Os estudos abarcam as formas criativas de povos indígenas, quilombolas e de acervos etnográficos, além de produções literárias e mito-poéticas. Para mais informações, clique aqui.

Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais – NAPlus

O Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais – NAPlus, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso tem por objetivo desenvolver estudos, pesquisas e extensão com o foco na produção de conhecimento antropológico que envolva a pluralidade de saberes no contexto de populações e grupos marcados por projetos coletivos, dissidências e conflitos que compõem as diversidades étnico-cultural e de gênero e sexualidade. Além disso, visa promover intercâmbios e colaborações entre professores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas e níveis (graduação, mestrado e doutorado) estimulando o diálogo com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.

O NAPlus está associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (IBP), um INCT vinculado ao CNPq, com apoio e financiamento da FAPESC, CAPES e CNPq, e reúne pesquisadores diversas instituições universitárias brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade de Brasília, FIOCRUZ/AM, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina, Centro Universitário Estácio de Sá/SC. O Instituto tem como missão abrigar diferentes campos e especialidades da antropologia, com o fim de desenvolver um sólido programa de pesquisas, ações educacionais e de intervenção, no âmbito de vários segmentos da população brasileira. Para mais informações, clique aqui.

Núcleo de Estudos em Cultura Popular – Caleidoscópio

O “Núcleo de Estudos de Cultura Popular”, também conhecido por “Caleidoscópio”, tem como objetivo reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a fim de produzir um olhar multifacetado sobre a cultura popular. Esta temática, cuja precisão conceitual não é objeto de consenso, engloba uma série de discursos, valores e práticas que compõem o todo social e que ganham, no momento atual, destaque no debate acadêmico e político. O grupo propõe o trabalho conjunto entre professores, alunos e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso e de outras instituições. Desde sua criação, tem estimulado produções científicas variadas, sendo especialmente ativo na organização de eventos de extensão. Os integrantes do Caleidoscópio tem desenvolvido projetos que se inserem nas seguintes linhas de pesquisa: I – Estudos de Cultura Brasileira; II – Mídia, Política e Cultura Popular. Para mais informações, clique aqui e aqui.

Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU

O NERU congrega pesquisadores de diferentes departamentos da UFMT e de outras instituições, com o objetivo de desenvolver pesquisas multidisciplinares, sobre as transformações sócio-econômicas, políticas, culturais e ambientais nas regiões Centro-Oeste e Amazônica, a partir das quais desenvolve atividades de ensino, extensão e assessoria. O núcleo, reconhecido pelo conselho diretor em novembro de 1989 (Processo Nº 6283/88 DV) é integrante do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, (ICHS) tendo como objetivos: 1. Realizar pesquisas interdisciplinares a partir das atividades do homem no processo de ocupação da referida região, enfocando a estrutura social, econômica, política e cultural; as transformações sócio-ambientais decorrentes das formas de ocupação e uso da natureza; o processo histórico de formação das regiões Centro-Oeste e Amazônica; As políticas públicas de ocupação do espaço rural e urbano. 2. Construir e desenvolver acervo bibliográfico e de dados sobre as regiões Centro-Oeste e Amazônica; 3. Estabelecer intercâmbio de pesquisadores e desenvolver pesquisas em cooperação técnico-científica; 3. Promover cursos e desenvolver assessoria à sociedade civil e aos órgãos governamentais no trato das questões sócio-econômicas, políticas, culturais e ambientais.

O Núcleo está estruturado em torno de dois eixos principais: a) a problemática rural; b) a problemática urbana. As pesquisas do núcleo atendem aos objetivos propostos e, dentro do possível, à demanda da sociedade: órgãos públicos e comunidade. O núcleo publica os “CADERNOS DO NERU”, e relatórios de pesquisa, cujos resultados são apresentados em seminários e simpósios. Para mais informações, clique aqui.